.

Seja bem-vindo. Hoje é

Bumba-meu-boi piauiense é registrado no IPHAN como Patrimônio Histórico do Maranhão

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Rei da Boiada em apresentação na Praça Mandu Ladino em Parnaíba

Uma das principais manifestações folclóricas do estado do Piauí, o bumba-meu-boi, foi transformado nesta terça-feira (30) em Patrimônio Cultural do Brasil como sendo uma manifestação cultural do estado do Maranhão. A decisão ocorreu após reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília.


O Jornal da Parnaíba alertou sobre esta manobra que estava acontecendo em Brasília, como não fomos ouvidos pelos nossos representantes a partir de agora, a brincadeira passa a ter sua história vinculada e deve ser protegida pelo Estado do Maranhão para manter as suas características originais. Nos últimos anos, alguns grupos implementaram modificações na brincadeira que não eram condizentes com sua forma original. Esta é mais uma demonstração de que nosso estado não tem representação política em Brasília comprometida com as causas piauiense ou no mínimo eles não tem forças para reagirem.

Matéria relacionada:

O Bumba-meu-boi do Piauí mesmo levado para outros estados o enredo é comum em todos os bumbas-meu-boi. O boi da pastorinha se perde e ela sai a sua procura pelos arredores e vai encontrando os vários personagens. No final o boi é sempre morto e ressuscitado, e com a morte dele se canta a seguinte lamentação, muito conhecida de todos os piauienses:
"O meu boi morreu
Que será de mim?
Manda buscar outro
Ô maninha, lá no Piauí"

A proposta do título foi apresentada há três anos por uma comissão de pesquisadores que reuniram membros do Iphan do Maranhão, da Secretaria de Cultura do Estado e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O trabalho de pesquisa de inventário sobre o bumba-meu-boi durou aproximadamente quatro anos. Essa é a segunda manifestação folclórica maranhense considerada Patrimônio Cultural Brasileiro. Em 2007, o Tambor de Crioula já havia conquistado esse título.

O bumba-meu-boi é uma brincadeira que contempla teatro e dança e conta a história de Pai Francisco e Mãe Catirina (personagens históricos do bumba-meu-boi do Piauí). Grávida, Catirina deseja comer a língua do boi precioso do patrão de Pai Francisco. Ao atender o desejo da esposa, Francisco é perseguido. No final da trama, o boi é ressuscitado e Francisco volta tranquilamente a trabalhar na fazenda. A história do Bumba-meu-boi é vinculada a história de um outro personagem piauiense, o vaqueiro, e se não cuidarmos também deste personagem logo, logo, outro estado irá se apropriar. Recentemente a Coca-cola quase se apropria do nome "cajuína" associando a um refrigerante de sabor caju, felizmente rebatida pela mídia piauiense a empresa retirou o nome.

Para aqueles que tem dúvidas quanto a origem do Bumba-meu-boi clique no link a seguir: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bumba_meu_boi


Fonte e foto: Jornal da Parnaíba
Edição: CLICK LAN HOUSE

Comentários:

Postar um comentário

 
CLICK LAN HOUSE © Copyright | Template By Mundo Blogger |