.

Seja bem-vindo. Hoje é

Cidadão Vigilante segue para os municípios de Oeiras e Valença do Piauí

sexta-feira, 23 de setembro de 2011


A fim de dar continuidade às ações do Projeto Cidadão Vigilante, as equipes da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí seguem nos próximos dois dias para os municípios de Oeiras e Valença do Piauí. O projeto busca um aumento quantitativo e qualitativo da condição de vida da população, mediante ações educativas e fornecimento de informações sobre a Vigilância Sanitária.

O encontro será inicialmente para técnicos da Vigilância Sanitária e Regionais de Saúde, hospitais da rede do Sistema Único de Saúde. Em seguida, as orientações serão direcionadas para a população em geral (comerciantes, profissionais de saúde e educação). A parceria com as prefeituras municipais é importante para que o retorno das ações esteja garantido.


Essa é mais uma etapa de intensificação das ações de vigilância, no intuito de fortalecer os sistemas de informação. Ao todo, as equipes da Divisa vão visitar 16 municípios do Piauí, até o fim do mês de novembro. “São locais onde vamos intensificar o sistema de informação de eventos adversos e queixas técnicas (Notivisa) e também o Sistema de Informação de Agravos Notificáveis relacionados à saúde do trabalhador (Sinan)”, explicou  a diretora da Divisa, Tatiana Chaves.

Ações do Projeto

Desde a criação do Programa Cidadão Vigilante, a Divisa tem realizado ações que surtiram resultados positivos para a população. Em 2005, foi disponibilizada uma Central de Atendimento com técnicos de plantão, para que a população pudesse tirar suas dúvidas, fazer denúncias, queixas e sugestões sobre os serviços de saúde da capital e interior. As ligações são recebidas diariamente, através da linha gratuita 0800 280 3655.

A realização de palestras educativas pelos técnicos da Divisa com orientações e esclarecimentos a população sobre alimentos, medicamentos, saneamento, serviços de saúde, saúde do trabalhador e qualidade da água, também mostraram resultados.

“A gente pode observar que a população está mais consciente, houve uma melhoria da prestação de serviços de interesse da Vigilância Sanitária (Visa), melhoria da qualidade dos produtos (manipulação, produção e consumo), e principalmente a melhoria da qualidade de vida da população através de medidas preventivas”, concluiu a diretora Tatiana Chaves.

Fonte e foto: 45Graus
Edição: CLICK LAN HOUSE

Comentários:

Postar um comentário

 
CLICK LAN HOUSE © Copyright | Template By Mundo Blogger |