A Igreja de Jesus Cristo e dos Santos dos Últimos Dias, apelidada de Igreja dos Mórmons, levou até o hemocentro de Parnaíba na manhã deste sábado (10), um grupo de adeptos para doar sangue.
Plínio Marcos, responsável pela igreja em Parnaíba, informou que a igreja dos mórmons tem um projeto chamado ‘Mãos que ajudam’, que realiza várias ações em benefício da sociedade e que a doação de sangue dos membros da igreja faz parte desse projeto.
A campanha é realizada periodicamente com o intuito de ajudar o hemocentro e em ações como essa o grupo doa em torno de 15 bolsas.
“Nós achamos que é importante doar sangue para ajudar salvar vidas, quanto mais doar melhor”, disse Plínio.
O grupo também levou um farto lanche para ser distribuído após a doação, embora o hemocentro já disponibilize lanche para os doadores.
Isabel Cristina, assistente social informou ao Proparnaiba.com que o hemocentro ainda não atingiu a meta de doações para atendimento dos hospitais e, dessa forma, busca parcerias as instituições. Isabel informou que o hemocentro recebe dois tipos de doação: a de reposição, chamada familiar, que não mantém estoque, porque ela entra e sai ao mesmo tempo e a voluntária que mantém as urgências de UTIs dos hospitais e que é a que tem maior carência.
Allane Samara, coordenadora do hemocentro de Parnaíba, disse que o trabalho do hemocentro está basicamente na captação de doadores voluntários e que esse ano cresceu muito a demanda e igualmente a necessidade de captação. O serviço social atua na conscientização dos familiares no sentido de que continuem continuem contribuindo com as doações.
Um dado novo é que, jovens a partir dos 16 ou 17 anos poderão doar, desde que autorizados pelos pais e em situações emergenciais, como seja, a necessidade de doar para seus familiares. Também ampliou a idade para 65 anos, daqueles que queiram fazer doação de sangue.
Uma equipe sempre a postos aguarda a visita daqueles que se disponham a doar para salvar vidas.
Fonte e foto: Proparnaíba
Edição: CLICK LAN HOUSE
Postar um comentário