.

Seja bem-vindo. Hoje é

Pontos Turisticos de Parnaíba - PIAUÍ - Venha conhecer o Litoral do Piauí

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Porto das Barcas, Parnaíba - Patrimônio Histórico do Piauí


A origem da Cidade de Parnaíba está diretamente ligada à localidade do Porto das Barcas. Situado às Margens do Rio Igaraçu, braço do Rio Parnaíba, o Porto fica à direita da ponte que liga a cidade à Ilha Grande de Santa Isabel.

Em 1758, passou a funcionar no local uma Charqueada de propriedade do português Domingos Dias da Silva que, com seus companheiros, iniciou na região as atividades agrícolas e comercial. Através dos navios de sua propriedade, faziam o comércio de importação e exportação com outros estados do Brasil e com países da Europa, notadamente, Portugal e Espanha.


O negócio comercial expandiu-se rapidamente e o local da Charqueada passou a ser denominado Porto das Barcas (devido à grande movimentação de embarcações), que oferecia melhores condições para o assentamento da nova vila.

Em 1761 foi criada a Vila de São João da Parnaíba, posteriormente transferido do lugar Testa Branca, primeira sede, para o Porto das Barcas. O Porto, marco da fundação da cidade, continuou a desempenhar papel preponderante na economia da região, sendo construídos imensos armazéns utilizados para estocagem de mercadorias importadas e para exportação, destacando-se as transações comerciais com Portugal, Espanha, Inglaterra e Alemanha. Por volta de 1940, com a queda dos preços da cera de carnaúba e do babaçu no mercado internacional, começou a decadência da exportação para o mercado externo. O advento das rodovias levou a cidade de Parnaíba a uma posição de isolamento, devido ao enfraquecimento da navegabilidade do rio Parnaíba. A restauração do Porto das Barcas contribuiu para fazer reviver os bons tempos de sua movimentação. Onde antigamente estava a base da economia da cidade, hoje se respira cultura e preservação, ao mesmo tempo em que se pode dispor de área de lazer e turística.
Pedra do Sal


Perfeita para os olhos de quem admira a praia da Pedra do Sal tem uma magia  aprazível, a 14 km de Parnaíba é a única praia que pertence ao município, divida por blocos de pedras, separa duas faixas de  praia a do lado manso ótima para banhistas e a praia do lado bravo onde é praticado o surf.  Sua paisagem belíssima  encantam os olhos de quem a visita com seu por do sol fantástico.

 OBS:
Ônibus saindo do Centro próximo ao Hospital Santa Casa e passando pela Ponte Simplício Dias

ÓNIBUS PEDRA DO SAL

HORÁRIO 

Manhã Tarde
05:00 12:50
06:40 14:30
07:40 16:00
09:00 17:20
10:10 18:30
11:30 19:00

Praia de Atalaia


A12 km de Parnaíba, com uma estrutura receptiva de qualidade, sua orla tem faixa de 23 bares com agitação nas barracas que comercializam o melhor da culinária regional e frutos do mar. Turistas de várias localidades, além das famílias paraibanas e teresinense, freqüentam este recanto. A água morna do Oceano Atlântico, a larga faixa de terra entre o mar e os bares proporcionam o lazer perfeito para crianças, o local é ideal para quem gosta de turismo de sol e praia.

OBS:
Através de transporte alternativo saindo do centro de Parnaíba, próximo a Praça Santo Antonio, tempo de chegada  aproximadamente 20 min ou de carro próprio tempo de chegada 15 min, acesso pela Br 343.

Coqueiro da Praia


É a mais badalada do litoral do Piauí com casas de veraneio belíssimas que junto à paisagem formada por águas claras, corais e coqueirais da um toque especial a praia.
Sua estrutura de bares de qualidade com arquitetura rústica chique que comercializam frutos do mar e iguarias regionais, um lugar apropriado para descontração com amigos e família. É a praia preferida para quem pratica o kite surf já que tem uma das melhores condições do litoral para esse esporte.

OBS:
Através de transporte alternativo saindo do centro de Parnaíba, próximo a praça dos poetas, tempo de chegada  aproximadamente 30 min ou de carro próprio tempo de chegada 20 min, acesso pela Br 343


Edição: CLICK LAN HOUSE

Comentários:

Postar um comentário

 
CLICK LAN HOUSE © Copyright | Template By Mundo Blogger |