.

Seja bem-vindo. Hoje é

Rio Parnaíba passa a integrar programa nacional de hidrovias

sexta-feira, 16 de setembro de 2011


Rio Parnaíba

Decisão acelera projeto de retomada da navegabilidade apresentado por Wilson Martins.

O Rio Parnaíba passa a fazer parte do Programa Nacional de Hidrovias, medida que acelera o projeto do governador Wilson Martins de retomar a navegabilidade no rio. A decisão foi comunicada ao governador, em audiência com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, nesta quinta-feira (15), em Brasília.
 
Outra decisão importante é que o projeto passa a integrar o leque de ações financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Na prática, essa decisão assegura os recursos necessários à concretização de um sonho acalentado pelos piauienses desde os anos 60.

O restabelecimento da hidrovia do Parnaíba foi um dos projetos apresentados por Wilson Martins à presidente Dilma Rousseff, no final de agosto. Desde então, seguindo a orientação da presidenta, o ministério já enviou uma equipe para avaliação das condições de navegabilidade. A decisão de incluir o rio no programa de hidrovias reforça a viabilidade do projeto. Tanto que na próxima semana outra equipe do Ministério estará no Piauí, complementando os análises preliminares.

O ministro Paulo Sérgio Passos disse que em 30 dias estarão prontos os termos de referência, necessários para a licitação que inclui o estudo de batimetria e o próprio projeto executivo. “Essas medidas são importantes porque mostram que o compromisso da presidenta Dilma vai se transformando em ações concretas”, disse o governador.

Estudos para construção das eclusas

Na audiência com o ministro dos Transportes, o governador Wilson Martins também tratou dos projetos de construção de novas barragens no Rio Parnaíba. Essas barragens, que também integram o PAC, não contemplavam as eclusas.

"Não é possível pensar em novas barragens sem eclusas. Tínhamos levado essa preocupação à presidenta Dilma Rousseff, que concordou com nosso pleito”, disse o governador. Com isso, o Ministério vai realizar os estudos para que as cinco novas barragens tenham eclusas, o que é fundamental tanto para a navegabilidade do rio quanto para a revitalização do Parnaíba.

Fonte e foto: Jornal da Parnaíba
Edição: CLICK LAN HOUSE

Comentários:

Postar um comentário

 
CLICK LAN HOUSE © Copyright | Template By Mundo Blogger |