.

Seja bem-vindo. Hoje é

Alunos piauienses participam pela 1ª vez de Olimpíada de Robótica

terça-feira, 13 de setembro de 2011


Alunos de duas escolas particulares do Estado irão participar do próximo dia 18 a 21 da Olimpíada Brasileira de Robótica em São João Del Rey em Minas Gerais.

O futuro onde o ser humano viverá ao lado de robôs já chegou. A cada dia que passa, os seres de metal e fios invadem o dia-a-dia após nascer das mãos e da cabeça dos cientistas. O Piauí não poderia ficar de fora dessa onda e também começa a desenvolver este tipo de tecnologia. Alunos de duas escolas particulares do Estado irão participar do próximo dia 18 a 21 da Olimpíada Brasileira de Robótica em São João Del Rey em Minas Gerais. 



O grupo é formado por Mateus Valente, Mateus Nunes e Ricardo Cabral, do colégio Diocesano e Ricardo Guilherme do Procampus. O quarteto já desenvolveu diversos robôs mas participará da competição com um invento voltado para o resgate de vítimas de incêndio.
 Karla Giovany Moura, coordenadora de Informática Educacional, explica que o grupo do Diocesano trabalha desde março no projeto e que em junho as duas escolas uniram as forças. “A prova prática é construir um robô bombeiro cuja função é salvar vítimas de incêndio. Então ele deve enfrentar os diversos obstáculos que se encontram em incêndio. Mas eles já apresentaram outros robôs na Feira de Conhecimento que aconteceu no sábado: o robô-lixo, a garra mecânica, trator movido a gás, energia solar e eólica”, descreve Moura.
 A coordenadora explica que um engenheiro do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) esteve em Teresina no final de semana, gostou do trabalho do grupo e pegou contato dos meninos. 

Inventores
O estudante Mateus Valente explica que atualmente o grupo usa a estratégia de trabalhar com dois kits de robótica para construir o seu robô. “Observamos que os projetos que estavam mais bem colocados e vimos que eles misturaram os dois tipos”, justifica. Ricardo Guilherme diz que desde o ano passado começou seu interesse pela robótica desde o ano passado e que os quatro se uniram em 2011 para mostrar que potencial dos estudantes piauienses. 


Fonte e foto: Cidade Verde.com
Edição: CLICK LAN HOUSE

Comentários:

Postar um comentário

 
CLICK LAN HOUSE © Copyright | Template By Mundo Blogger |