.

Seja bem-vindo. Hoje é

Milhares de pessoas prestigiam o I Festival do Caranguejo em Araioses

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Abertura do Festival Gastronômico de Caranguejo em Araioses (MA)

Milhares de pessoas participam do I Festival Gastronômico do Caranguejo-Uçá, que contou com a presença dos secretários de Estado chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, e de Assuntos Políticos, Hildo Rocha. Eles abriram o evento, na noite de sexta-feira (9), ao lado da prefeita da cidade, Luciana Trinta. A festa, que movimenta a cidade neste fim de semana e é uma iniciativa da Prefeitura com o apoio do Governo do Estado e objetiva promover o caranguejo-uçá e seu habitat como um atrativo turístico e a valorização dos catadores dentro da cadeia produtiva do caranguejo.


Araioses é o maior produtor da espécie no Brasil e o segundo do mundo e tem uma população de cinco mil pessoas que vivem da cata desse crustáceo. Durante a abertura do festival, que contou também com presença do deputado federal Gastão Vieira, foi feita uma homenagem aos catadores, que receberam medalhas entregues pelas autoridades presentes.

O secretário Luis Fernando Silva destacou que o caranguejo tem importância não só para gastronomia, mas também para o turismo e para a econômica da cidade. “Em nome da governadora Roseana Sarney, quero deixar aqui um abraço a cada um dos catadores de caranguejo e desejar dias melhores, com mais trabalho, renda e, agora, com um evento especial voltado para essa atividade. Aqui temos um povo trabalhador que sabe preservar sua cultura, sua arte e sua culinária, que é motivo de orgulho para todo o Maranhão”, assinalou.

Para Hildo Rocha, o festival é uma forma de valorização do trabalho árduo dos catadores. “Temos que apoiar esses trabalhadores para que eles possam ter uma atividade sustentável que possa gerar renda. O festival chama a atenção e mostra a importância desse esforço, além de ser uma oportunidade para mostra os pratos que são feitos com o caranguejo”, declarou Hildo.

Durante a festa, iguarias como patinha, moqueca e a caranguejada foram apreciadas pela comunidade local e por turista que foram ao município atraídos pelo festival realizado na praça de alimentação do Balneário da Ilha de Barreiras e na praça do Viva Araioses. Apresentação da Dança do Caranguejo, de grupos folclóricos regionais, do Boizinho Barrica, Bicho Terra e banda de Fanfarra, também foram atrações do festival.  

Valorização

A prefeita destacou que a valorização do trabalho dos catadores foi uma das principais motivações para a realização do festival. “Esses profissionais são muito importantes para o município. De Araioses, sai a maior parte dos pescados e caranguejos degustados em vários estados brasileiros, com o Ceará e o Piauí”, ressaltou a prefeita, destacando que a cata do crustáceo é a maior atividade econômica do município. “Daí a minha luta para que a profissão seja reconhecida”, acrescentou Luciana Trinta, que agradeceu o apoio do governo para a realização do evento.

O comerciante Francisco Araujo também agradeceu pela iniciativa da realização do festival. “Só temos a agradecer à prefeitura e ao Governo do Estado pela iniciativa de promover este festival que dá mais visibilidade ao município. O evento é mais uma motivação para os turistas visitarem a cidade, rica em belezas naturais”, disse o comerciante Francisco Araujo. 

Araioses é uma das portas de entrada para o Delta da Américas. Entre os atrativos, estão as dunas gigantes de areias, praias desertas e passeios de observação dos pássaros, principalmente o guará e a garça azul.

Durante a festa, o deputado Gastão Vieira deu ainda uma boa notícia para os moradores: a de que será construído um Instituto Federal do Maranhão (IFMA) na cidade, sendo que o primeiro vestibular será realizado no mês de fevereiro.


Fonte e foto: Jornal da Parnaíba
Edição: CLICK LAN HOUSE

Comentários:

Postar um comentário

 
CLICK LAN HOUSE © Copyright | Template By Mundo Blogger |