.

Seja bem-vindo. Hoje é

Municípios sofrem com a falta de água no Piauí, afirma Defesa Civil

segunda-feira, 19 de setembro de 2011


Em Pio IX já são 9 carros pipa cadastrados pela defesa civil atuando nas comunidades

Já são 13 municípios do Piauí que decretaram situação de emergência por conta da falta de água. O tempo seco todos os anos acomete a região do semi-árido piauiense e requer o uso de carros pipa. As informações da Defesa Civil do Piauí, que afirma poder ter mais cidades necessitando de emergência. 

Cidades como Pio IX, Francisco Macêdo, São Miguel do Tapuio, Várzea Branca e Itaueira são alguns que já decretaram situação de emergência por conta da falta de chuvas. Segundo o Assessor técnico da defesa, Expedito Soares, estes foram apenas os municípios que enviaram suas situações para a Defesa Civil estadual, sendo que outros podem ter enviado sua situação para a nacional. 

- Já temos 13 municípios cadastrados como situação de emergência este ano. O total pode ser maior por que não é obrigatório o envio a defesa civil estadual somente federal; disse o assessor. 


Em Pio IX já são 9 carros pipa cadastrados pela defesa civil atuando nas comunidades, e mesmo assim não está dando conta da demanda. Segundo o sindicato dos trabalhadores rurais da cidade, cerca de 80% da produção agrícola do município já foi perdida pela falta de chuvas.

- Já solicitamos ajuda da defesa civil junto a Prefeitura e a Emater. Os 9 carros pipa cadastrados estão atuando mas não estão dando conta da demanda. Já perdemos cerca de 80% da produção por falta de chuvas. Quando elas (chuvas) chegaram a safra já estava quase toda perdida; explicou Cícero Moura, presidente do sindicato local.

Ao menos em Pio XI os carros pipa já estão atuando. Em outros municípios do estado em situação de emergência, como Itaueira, agricultores e populares sofrem com a falta de água e não dispõe ainda de carros pipa para o abastecimento.

Os agricultores chegam a pagar até R$ 80 para abastecer as cisternas. Alguns encontram apoio da prefeitura para poder manter seu estoque de água em casa. Segundo o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais da cidade, o motivo seria o baixo preço pago pelo estado aos “pipeiros” da cidade, uma vez que já empregam seus carros em obras a um valor elevado.

- Muita gente aqui é obrigada a de 50 a 80 reais para o carro pipa abastecer a cisterna. A prefeitura muitas vezes paga este valor por saber a situação das pessoas; disse o sindicalista José Maria.

A produção agrícola de Itaueira ainda prevê uma queda para este ano, tanto devido a falta de água, quando a falta de mão de obra. Segundo o sindicato, com as obras da Transnordestina que passa há poucos quilômetros da cidade, muitos trabalhadores estão deixando o campo e buscando emprego junto as empreiteiras. A estimativa é para perda de 20% para este ano.

- Muitos buscam um emprego em obras e outros setores. Estamos ameaçados de perde 20% da safra deste ano. Algumas fazendas já perderam 65% de sua produtividade este ano; disse José Maria.

O sindicato conta que já pediu providências para a defesa civil, mas até o momento só contou com apoio direto da prefeitura por envio de carros pipa.

Fonte e foto: Meio Norte.com
Edição: CLICK LAN HOUSE

Comentários:

Postar um comentário

 
CLICK LAN HOUSE © Copyright | Template By Mundo Blogger |