.

Seja bem-vindo. Hoje é

Casal que viaja pelo Brasil de Kombi chega ao litoral do Piauí

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Casal chegando a Parnaíba

Franco Hoff é documentarista e fotojornalista, Inês Calixto é educadora, fotógrafa e escritora, eles chegaram à Parnaíba, no litoral do Piauí, em uma Kombi chamada Alice (uma referência à obra literária Alice no País das Maravilhas) na semana passada.

O veículo há um ano e quatro meses tem sido a casa do casal e levado ambos a várias cidades brasileiras no projeto que eles batizaram de Histórias de Alice. No carro ainda vai um boneco chamado Chico que tem a missão de animar crianças e contar histórias.


Inicialmente a previsão era rodar 30 mil quilômetros conhecendo as histórias, registrando pessoas, levando cinema e literatura de forma gratuita para as comunidades e ao final de dois anos construírem três livros: fotografia, lendas e diário de bordo da viagem. Hoje o propósito ainda é o mesmo, mas o carro Alice já rodou mais de 50 mil quilômetros pelas estradas das diferenças sociais do Brasil e na bagagem acumularam grandes experiências, muito mais do que o previsto no começo.
 
Na região litorânea do Piauí eles aportaram na praia da Pedra do Sal e lá conversando com a comunidade têm registrado as lendas, causos e o cotidiano das pessoas que fazem o local, tudo contado pelos próprios moradores. Conheceram o Morro do Gemedor que ao ser pisado emite um som parecido com um ranger de tom bastante grave e ficaram encantados com a beleza, rusticidade, simplicidade e o acolhimento da gente do litoral do Piauí.

"Nós (Inês, Franco, Chico e Alice) adaptando a literatura que mostra o país das maravilhas, procuramos o Brasil das diferenças. Elas às vezes doem, nos comovem. Mas no geral vemos um país de gente humilde, sofrida que não larga mão do sorriso”, revela Inês.

Inês que disse nunca ter pensado em desistir, já foi inclusive atropelada em Eldorado dos Carajás e com isso o casal constatou aquilo que talvez seja o maior problema social do Brasil. “Nosso sistema de saúde é ruim na maioria dos lugares, até para quem tem como pagar uma consulta particular. O brasileiro sofre demais com isso”, contou Franco.

Os documentaristas conheceram o Delta do Parnaíba e disseram ter gostado muito do passeio de barco pelos igarapés, ilhas e ilhotas do local, para eles melhor ainda foi conversar com as pessoas que fazem parte daquele cenário. Franco, Inês e Alice devem seguir viagem no começo da semana com destino à Jericoacoara no Ceará e de lá continuam conhecendo as diferentes cidades brasileiras até o mês de maio de 2012.

Tudo sobre está viagem está sendo contada na página do projeto na internet, o www.historiasdealice.com.br. Também nas redes sociais, o Twitter é o @sigaalice e a página no Facebook é http://www.facebook.com/pages/Projeto-Hist%C3%B3rias-de-Alice/1799828020...

Quem são:
Eles são um casal de fotógrafos que em 2010 trocou a residência fixa em São Paulo, para viver, viajando pelo interior do Brasil, a bordo de uma Kombi que, em 2008, foi transformada em motorhome e recebeu de seus primeiros donos o nome de Alice (uma referência à obra literária Alice no País das Maravilhas).

Alice é uma Kombi blogueira, que gosta de contar histórias. É Alice no país da Emília. Tem como parceiros de viagem Chico um boneco, amigo das histórias, animador da garotada. Com Alice, será responsável por despertar o sonho e a imaginação dos pequenos brasileiros em nossas viagens pelo interior do Brasil.

Franco Hoff é documentarista e fotojornalista.
Inês Calixto é educadora, fotógrafa e escritora.

O Projeto
Histórias de Alice, nasceu da decisão do casal de fotógrafos, Inês Calixto e Franco Hoff, de sair em viagem pelo Brasil a bordo de uma Kombihome (a Alice), fotografando histórias narradas por pessoas simples, investigando seu modo de ser e de viver.  Tem a pretensão de trabalhar a inserção cultural de comunidades do interior do Brasil, em três linguagens: a literatura, o cinema e a fotografia. Ao mesmo tempo compor uma coletânea de causos narrados pelos protagonistas (pessoas do lugar onde visitarmos) registrando seu modo de ser e fazer cultura.

Busca-se com este projeto coletar e investigar as origens de causos e mitos traduzindo-os em imagem seja por registro fotográfico ou em vídeo.

O projeto tem como objetivos:
Promover a inclusão cultural por meio de participação em oficinas de leitura e fotografia, hora do conto e sessões cinematográficas.

Coletar histórias e causos narrados pelos próprios protagonistas (pessoas das comunidades visitadas) registrando-os por vídeo, texto e fotografia.

Valorizar a cultura popular registrando por vídeos, fotos e filmes, projetos e sonhos pessoais singulares levados a cabo neste Brasil de muitos Brasis.

Entender o modo de vida das pessoas mais simples e sua relação com a arte, a música, a dança e a religião, o tempo, o lazer e o trabalho.

Publicar posteriormente três livros: um de fotografias intitulado Brasis do meu Brasil, outro de causos e contos Histórias de Alice e o diário de viagem relatando a experiência do casal em retratista viajante.








 
Fonte e foto: Jornal da Parnaíba
Edição: CLICK LAN HOUSE

Comentários:

Postar um comentário

 
CLICK LAN HOUSE © Copyright | Template By Mundo Blogger |