.

Seja bem-vindo. Hoje é

Bumba-meu-boi, celebração folclórica nascida no Piauí, pode virar Patrimônio Cultural do Maranhão

domingo, 28 de agosto de 2011

Bumba-meu-boi: Apresentação do Rei da Boiada na Praça de Eventos Mandu Ladino em Parnaíba

A celebração do Bumba-meu-boi, criado pelos piauienses, pode se tornar patrimônio nacional como se fossem valores culturais do Maranhão. O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural se reunirá no próximo dia 31 de agosto, em Brasília, na sede Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para avaliar a causa.


O Bumba-meu-boi do Piauí é uma festa que agrega diversos valores culturais com performances dramáticas, músicas, coreografias, artesanato e conta com grande participação do público.

A reunião do Iphan, presidido por Luiz Fernando de Almeida, acontece no dia 31 de agosto, das 10h às 19h, em Brasília.  Os políticos piauienses precisam estar atentos a esta questão. Recentemente a Coca-Cola quase incorpora o nome “Cajuína” a um refrigerante produzido com sabor caju, mas que não é cajuína, produto genuinamente piauiense. Podemos citar o exemplo do futebol criado pelos ingleses e aperfeiçoado pelos brasileiros, mas nunca negamos a origem do futebol ou tentamos nos apropriar da criação.


A festa do Bumba-meu-Boi surgiu no nordeste, mais especificamente no Estado do Piauí, pois a região onde hoje se situa o Piauí começou a ser povoada por vaqueiros que vinham da Bahia em busca de novas pastagens para o gado. Ainda hoje a figura do vaqueiro é marcante e faz parte da cultura piauiense associada ao bumba-meu-boi, além de ser um personagem típico no estado do Piauí.

Devido a beleza da celebração da dança do boi, foi logo exportada  para o vizinho estado do Maranhão e ali o Bumba-meu-Boi foi ainda mais popularizado e de lá exportado para o Estado do Amazonas com o nome de Boi-Bumbá, visitado anualmente por milhares de turistas que vão para conhecer o famoso Festival Folclórico de Parintins, realizado desde 1913.

Ao espalhar-se pelo país, o bumba-meu-boi adquire nomes, ritmos, formas de apresentação, indumentárias, personagens, instrumentos, adereços e temas diferentes.

 

  
Fonte e foto: Jornal da Parnaíba
Edição: CLICK LAN HOUSE

Comentários:

Postar um comentário

 
CLICK LAN HOUSE © Copyright | Template By Mundo Blogger |