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Eco Praia leva sustentabilidade aos turistas em Luís Correia

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

 

Turistas recebem o Kit Eco Praia.



"Ser sustentável". Assim está definida a palavra sustentabilidade nos dicionários. Contextualizando, o verbete traz para a realidade a capacidade dos seres humanos de conviverem em harmonia no meio ambiente e assim, usufruírem dos recursos naturais sem provocarem impactos danosos a futuras gerações. 


Com este pensamento, o Sistema O DIA de Comunicação, através da segunda edição do Eco Praia, trouxe aos turistas do litoral piauiense a importância para conscientização sobre o lixo em nossas praias, rico espaço da natureza. O sábado (30) e o domingo (31) foram dias de mutirões de limpeza e educação ambiental para quem desfrutou das férias nas principais praias.

Recolhimento de lixo deixado nas areias da praia de Atalaia.

"Ações aparentemente simples quando tomadas por um grande número de pessoas torna a sustentabilidade uma realidade em qualquer parte onde haja a presença humana e garantirá a sobrevivência do nosso planeta por mais tempo", enfatizou o Diretor-Comercial e de Marketing de O DIA, Fábio Sérvio, acrescentando que cada uma das pessoas deve fazer a sua parte. E foi neste espírito que os turistas das praias de Luís Correia participaram da ação ambiental realizada pelo O DIA em parceria com a Hot Sat, Armazém Paraíba, Vivo Planeta Digital, Teresina Shopping, Governo do Estado e apoio do Hotel Delta.

Jovem, mas experiente quando o assunto é cuidado ao meio ambiente, a estudante Maria Larissa Veras, de apenas 13 anos, sintetizou com base em seu mundo os trabalhos do Eco Praia após receber o kit do programa (formado por uma cesta de lixo, informativo e bolsa especial): "É importante que todos nós pratiquemos uma vida saudável, colocando o lixo no seu devido lugar. Muitos meus amigos já se machucaram com as garrafas quebradas jogadas na praia. Temos que fazer juntos". A conscientização da estudante multiplica-se a de várias outras, envolvendo todas as faixas etárias. "As cestas de lixo entregues são fundamentais para não sujarmos a praia. Qualquer produto consumido, colocamos dentro dela", afirmou o contador Francisco Roberto, que mora no bairro Memorarae, zona Norte de Teresina e veio junto com a família para passar o último final de semana de julho na praia de Atalaia.

O Eco Praia também envolveu famílias como, por exemplo, a família Nonato. Na praia do Coqueiro, local onde aconteceu a ação neste último domingo, dia 31, o pai do pequeno Victor Gabriel, de 3 anos, passava as dicas recebidas pelos instrutores do programa sobre o correto destino do lixo. "Todo turista deveria ter cuidado com o lixo produzido, pois temos que pensar sobre o futuro dos nossos filhos. Temos que deixar a natureza da mesma forma que encontramos para as outras gerações", justificou Raimundo Nonato Júnior, técnico administrativo.   

A iniciativa do Eco Praia semeia duas idéias na sociedade piauiense: preservação ambiental e iniciativa. É o que acredita o professor de ensino superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Luís Soares. "Não podemos usar a praia sem termos a devida preocupação de mantê-la sempre limpa. A sociedade deve entender que o lixo afeta de imediato a saúde coletiva, comprometendo o bem-estar", analisa Soares, completando que "a ação desenvolvida neste final de semana deve continuar sendo realizada no restante do ano".

Mutirão da limpeza retira sujeira das praias
Sacolas plásticas, latas de refrigerante, copos, embalagens de água mineral e diversos outros produtos como cigarros, restos de comida e até mesmo vidros de garrafas de cerveja. Estes foram os principais resíduos encontrados pelo mutirão de limpeza realizado neste domingo ao longo das praias de Atalaia e Coqueiro. Mesmo sob forte calor, o grupo formado por 40 jovens de Parnaíba colocaram luvas, coletes e máscaras partindo para uma importante e difícil batalha: deixar as nossas praias limpas. A iniciativa fez parte da programação do Eco Praia.

Após sete horas de trabalho, o resultado não poderia ser outro. O cenário de sujeira encontrado no inicio da operação foi substituído por ambientes mais agradáveis. Todo o material recolhido foi colado em pontos estratégicos da orla de Atalaia e posteriormente levado pelo serviço de coleta de lixo do município de Luís Correa. "O nosso papel como morador e turista é não jogar nada na praia e ter mais atenção com o meio ambiente", relatou a estudante Camila Kelly Lima de 17 anos, uma das integrantes do mutirão.

Ao longo do percurso, turistas parabenizavam os trabalhos de limpeza do grupo e a iniciativa promovida pelo O DIA. "É desse jeito que alertaremos a população sobre os riscos da sujeira na praia. Temos que ir a luta e tomar a mesma iniciativa que O DIA está fazendo", comemorou a costureira Nazaré Alves dos Santos, 47 anos.

O discurso feito por Nazaré é explicado pelo diretor comercial de O DIA, Fábio Sérvio. "O grande lance é fazer com que o turista olhe para o espelho e observe aquilo que esteja certo ou errado, tendo um impacto de conscientização. Do lado prático, estamos dizendo de maneira educada: ponha aqui dentro. É um trabalho de conscientização coletiva que estamos dando os primeiros passos para a construção de uma sociedade que pratique a sustentabilidade", pontuou Sérvio.

Mesmo sendo bem avaliada, nova orla de atalaia não possui lixeiros
Considerada uns dos principais locais de referência nas férias do litoral piauiense, a orla da praia de Atalaia passou por reformas estruturais a tempo de serem entregues aos turistas na temporada de julho. O local virou cartão postal para divulgação do turismo local após serem investidos recursos na ordem de R$ 7,5 milhões. A reportagem de O DIA ouviu banhistas e proprietários das barracas instaladas ao longo dos quase 2 km de extensão para averiguar o nível de satisfação logo após a revitalização do espaço. O resultado obtido mostra que os turistas que conheceram a nova orla avaliaram de maneira positiva a reforma, no entanto criticaram a ausência de lixeiros - um dos temas abordados pelo Eco Praia.

Para a proprietária de uma das 28 barraquinhas reformadas, o espaço ganhou novo reconhecimento dos turistas que foram atraídos pela divulgação do "novo". "As vendas melhoram principalmente nestes dois últimos finais de semana. A expectativa é que no mês de dezembro o aumento seja 100% maior logo depois as pessoas passarem a reconhecer ainda mais o espaço", declarou Francisca dos Santos, há 20 anos cuidando do "Bar Darcy".

Sua opinião é compartilhada pelo proprietário Felipe Ricardo Oliveira, que deste 1971 vende produtos na orla. "A reforma veio em boa hora, estava necessitando. Ainda mais que podemos instalar máquinas para cartão de credito de modo que facilitamos a vida dos nossos clientes e tornamos o atendimento mais rápido", comentou.

Os elogios também foram relatados pelos turistas. "Venho há mais de 10 anos até aqui, nunca os bares estiveram tão agradáveis", disse a dona de casa Teresinha Campos, 25 anos, moradora do bairro Todos os Santos - localizado na zona Sudeste de Teresina. A iluminação especial instalada na orla atraiu turistas jovens para shows organizados na programação noturna. "É mais um espaço de diversão e segurança, pois não ficamos assustados com assaltos", comentou Danilo Oliveira, 22 anos.

Um ponto comum foi criticado pelos turistas em Atalaia: a falta de lixeiras ao longo da avenida. "Ficou legal, mas onde estão os cestos de lixos? As pessoas que fazem caminhada devem jogar na rua?", questionou Maria do Carmo dos Santos que veio em caravana com mais 16 pessoas. "A sorte é que recebemos estes cestos (Eco Praia) para colocar no lixo. Deve-se chamar atenção ao órgão responsável pela manutenção", destacou Lizandro Learth, 24 anos, estudante universitário.

A reportagem O DIA procurou pelo diretor de turismo da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) de Luís Correia, Anderson Galdino para prestar esclarecimentos sobre o assunto. Como resposta, o diretor afirmou que containers e cestos de lixos estão sendo providenciados. "Este material esta descrito no projeto e vamos atender as solicitações. Mas o importante é que o espaço virou referencia do nosso turismo", argumentou.

Turistas deixaram litoral em lotação máxima
Do requinte dos luxuosos hotéis às tradicionais e populares excursões formadas por caravanas organizadas entre amigos e familiares. O perfil do turista que visitou o litoral piauiense durante as férias de julho foi bastante diversificado. É o que analisa a turismóloga e gerente de hospedagem do Hotel Delta - localizado em Parnaíba, Laís Veras. Segundo a especialista, os diferentes destinos procurados pelas pessoas dependem da renda de cada um. Assim, permite desde a compra de sofisticados pratos culinários com valores que ultrapassam os R$ 100 (com diárias girando em média R$ 310), até casas de veraneio com preços mais acessíveis.

O bom momento na economia brasileira desde o ano passado refletiu para expansão do turismo piauiense, de acordo com Veras. "As pessoas estão com mais dinheiro, o que gera mais investimento em nosso estado. Todos saem ganhando", explica Laís Veras, acrescentando que a taxa de ocupação dos hotéis para esta época do ano está acima das expectativas. "Aos finais de semana chegamos a 80% dos nossos leitos", completou a gerente.
Maior divulgação e ações organizadas que envolveram todas as esferas do governo estadual. Assim que o diretor de turismo da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) de Luís Correia, Anderson Galdino, descreve os fatores responsáveis pelos mais de 100 mil turistas que visitaram o Piauí nas férias do mês de julho. "Houve uma preocupação de planejar as ações de cada setor como segurança, infraestrutura e secretarias municipais. Foram as melhores férias que já realizamos e percebemos isso nas ruas e nas nossas festas promovidas", enfatizou Galdino.

Para aumentar a divulgação do potencial turístico do nosso estado, o governo lançou o projeto "Piauí festa do sol" que contou com atrações culturais, esportivas e de outra natureza bem como reforço em alguns serviços como, água e energia elétrica para evitar transtornos aos turistas. "Não registramos nenhum incidente neste ano", afirmou Anderson Galdino.

Para o diretor, o público que visitou o Piauí teve origem de diversos outros estados do Brasil, não ficando apenas localizado. São casos como a da cearense Magnólia Farrapo, que, com um grupo composto por outras 40 pessoas, saíram de Fortaleza para visitarem as praias de Luís Correia, Delta do Parnaíba e a orla de Atalaia. "Presenciamos belíssimas paisagens com um turismo ecológico que foi nos apresentado através das divulgações na mídia. Gostamos e vamos levar nossa boa avaliação para nossos irmãos cearenses", confessou Magnólia.

É este público que na interpretação de Anderson Galdino tem procurado o estado. "O turismo é geração de renda e economia. Os bares e restaurantes ficaram lotados durante este período. O turista vem para gastar, então temos que explorar as riquezas naturais e diversificadas da natureza do litoral que temos. Assim, os empreendedores junto com o poder público devem investir ainda mais", considera.            

Parceiros acompanham os trabalhos do Eco Praia
Diretores das empresas Hot Sat, Armazém Paraíba, Vivo Planeta Digital e Teresina Shopping acompanharam os trabalhos de educação ambiental do Eco Praia realizados durante este final de semana. Mais do que uma simples parceria, as empresas confirmaram a importância em disseminar a sustentabilidade aos seus clientes.  
"É um assunto importante e que merece a nossa preocupação como empresa multinacional por isso apoiamos o Eco Praia", comentou a gerente de marketing da Vivo. Afra Egípcia Nogueira explicou ainda que a Vivo já desenvolve ações ambientais.  "Para os clientes que preferem não receber a conta pelo papel, os cadastramos para que tenham acesso através da internet. É uma medida simples que reduz o uso do papel", relatou.

"Com 66 km de extensão, o nosso litoral é marcado pelas riquezas naturais. Então o Eco Praia foi fundamental para despertarmos a conscientização ecológica das pessoas para que nossas praias continuem sempre belas", comentou Gláucia Albuquerque - gerente comercial da Hot Sat. "Agradecemos o apoio de todas as empresas que acreditaram no sucesso do Eco Praia. Foi um resultado além das nossas expectativas. Próximo ano estaremos mais uma vez na luta pela sustentabilidade e disseminação da educação ambiental aos piauienses", finaliza o diretor Fábio Sérvio.



Fonte e foto: Jornal da Parnaíba
Edição: CLICK LAN HOUSE

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