.

Seja bem-vindo. Hoje é

Representantes de operadoras nacionais chegam neste domingo litoral do Piauí

segunda-feira, 28 de novembro de 2011


Porto dos Tatus em Ilha Grande, ponto de partida para conhecer o Delta do Parnaíba na Rota das Emoções (Foto: Carlos Augusto Lima)
 
Turismo de negócios: Representantes de operadoras nacionais chegam neste domingo (27) ao Piauí para visitar a Rota das Emoções.


Sol o ano inteiro, vento propício para a prática de esportes náuticos e mar de ondas verdejantes. Tudo isso e muito pode ser encontrado na Rota das Emoções, roteiro que envolve os Estados do Piauí, Ceará e Maranhão. Os principais atrativos da Rota são o Delta do Parnaíba, os Lençóis Maranhenses e Jericoacoara.

As potencialidades e riquezas desse destino têm chamado a atenção de operadoras de turismo de Brasil e do exterior. Desde a última quinta-feira (24), representantes de sete operadoras participam de jornada técnica pela Rota das Emoções – Jeri, Delta, Lençóis. A ideia é incluir o roteiro nas opções de pacotes oferecidos por essas empresas.

Delta do Parnaíba - Dunas, vegetação e águas do Parnaíba

O grupo é formado por Alice Cardoso e Erica Bortolette, da Tam Viagens; Renata Sarmento, da Visual Viagens; Marcos Lomonaco, Marsans Operadoras de Viagens; César Lima, da operadora O Melhor da Vida; Janaína Rodrigues, Convencional Incoming Tour Operator; Karen Futernick, da Ozone Travel Brazil Kite Holidays; e pela consultora da Rota das Emoções, Karin Goidanich.

De acordo com o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae no Piauí, Gilson Vasconcelos, essa ação tem foco no aumento da comercialização de pacotes para a Rota tanto no mercado interno, quanto no externo. “Esses profissionais conhecerão as potencialidades, as belezas naturais, culturais e gastronômicas dos três Estados para, posteriormente, disponibilizarem pacotes de viagens para este destino. É importante que eles conheçam o roteiro de perto, com todos os seus produtos e infraestrutura”, afirma.

A viagem começou pela capital do Ceará, Fortaleza. De lá o grupo seguiu para Jericoacoara, no mesmo Estado, onde fez passeio de buggy até a Pedra Furada, conheceu a estrutura dos empreendimentos locais e visitou a Associação de Crocheteiras do Mundo Jeri. A cidade de Camocim também fez parte do roteiro da jornada.

Hoje (27) o grupo chega a Barra Grande, no Piauí, onde participa de jantar com apresentação cultural, visita empreendimentos de hospedagem e faz o passeio do cavalo marinho. Os operadores visitarão ainda a cidade de Luís Correia; o Porto dos Tatus e a Cooperativa das Rendeiras do Delta do Parnaíba, em Ilha Grande; além de participarem de almoço na Ilha das Canárias.

Avistamento do Cavalo Marinho na Barra Grande

A visita ao Maranhão começa na terça-feira (29) passando pelas trilhas da Praia do Caburé e visita à cidade de Atins. Na cidade de Barreirinhas, os operadores visitarão empreendimentos de hospedagem, conhecerão o artesanato em fibra, produzido no Povoado Marcelino; e a casa de farinha no Tapuio.

Os operadores irão também ao Parque Nacional dos Lençóis e participarão de encontro de negócios com as agências parceiras da Rota no Maranhão. Na quinta-feira (1º), o grupo segue para São Luís, onde visitará o centro histórico da cidade.

“Há turistas na região durante todo o ano, mas estamos sempre trabalhando para aumentar a circulação das pessoas na baixa estação. Essa visita é um acontecimento muito importante para nós que participamos do projeto, porque vemos o roteiro avançando nos mercados nacional e internacional”, destaca Gilson Vasconcelos.

NO MERCADO INTERNACIONAL

Este mês, a Rota das Emoções recebeu também a visita de representantes de cinco operadoras de turismo da Europa. O grupo também percorreu todas as regiões do roteiro e conheceu de perto os atrativos e riquezas dos Estados envolvidos no projeto.

A inserção da Rota das Emoções no mercado internacional começou durante feira realizada na Argentina em 2010. Ainda naquele ano, operadores do país visitaram a Rota e começaram a comercializar o destino.

Logo em seguida, o roteiro foi apresentado em feiras em Portugal e na Espanha, o que culminou com a visita dos operadores europeus à Rota.

Em 2010, cerca de treze mil turistas visitaram a Rota das Emoções, dos quais 40% eram estrangeiros. “Temos um projeto que prevê o aumento do fluxo em 10% a cada ano. Esperamos fechar 2011 com quinze mil visitantes tendo passado por esse roteiro. Para 2012 a previsão é de que dezessete mil turistas percorram a Rota. Os períodos de maior fluxo são em janeiro, fevereiro, julho, agosto e dezembro”, informa Gilson Vasconcelos.

A ROTA DAS EMOÇÕES

A Rota das Emoções envolve o Delta do Parnaíba, no Piauí; Jericoacoara, no Ceará; além do Parque dos Lençóis, no Maranhão.

No Piauí, o roteiro contempla belas praias, propícias para a prática de esportes náuticos como kitesurf e remo; além do único delta em mar aberto das Américas, o Delta do Parnaíba. Os turistas podem também visitar o habitat do cavalo marinho, e participar da cata ao caranguejo no manguezal.

Fonte e foto: Jornal da Parnaíba
Edição: CLICK LAN HOUSE

Comentários:

Postar um comentário

 
CLICK LAN HOUSE © Copyright | Template By Mundo Blogger |