.

Seja bem-vindo. Hoje é

Banco de Leite da Dona Evangelina Rosa passa por situação delicada

segunda-feira, 21 de novembro de 2011


- Precisamos urgentemente de doações. Estamos com estoque de leite muito reduzido, diz coordenadora.

Mãe retira leite do peito para doar a bebês de outras mulheres que não conseguem produzir o alimento (Foto Reprodução)

O Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa está passando por uma situação delicada. Mas um gesto simples pode garantir a vida e o bem-estar das dezenas de bebês que nascem no local todos os dias: a doação de leite humano. 


Nas últimas semanas, o número de doações diminuiu consideravelmente e deixou a maternidade em estado de alerta, com o estoque de leite materno praticamente zerado. De acordo com a nutricionista Vanessa Paz, coordenadora do Banco de Leite, a situação é preocupante já que, nos feriados e festas de final de ano, as doações diminuem drasticamente. 

O leite recolhido garante a vida de bebês prematuros ou que nasceram com problemas neurológicos ou respiratórios que comprometam sua amamentação. Recém-nascidos como o da dona de casa Rosimar dos Santos, 31 anos, precisam urgente de doação de leite humano. 

“É muito importante que as pessoas se sensibilizem e doem. O leite pode garantir a vida do meu filho, que nasceu prematuro, e de tantas outras crianças que nascem aqui na maternidade”, ressalta. Érick, filho da jovem Eliane de Sousa, 24 anos, também precisa da doação de leite. Ele nasceu de 32 semanas e precisa ganhar peso. 

“O leite doado vai ajudar no crescimento do meu filho. Ele mama muito e só o meu não é suficiente. É importante que mães que têm leite em abundância doem”, pede. Rosane Nunes, de 22 anos, teve bebê há pouco menos de um mês e sentiu a necessidade de doar. 

“Tenho muito leite. Fiquei sabendo que o banco de leite da maternidade estava precisando e então resolvi doar. Pretendo me tornar uma doadora assídua agora”, conta. Mas, o caso de Rosane não pode ser isolado.
Segundo a coordenadora do Banco de Leite, a Evangelina Rosa precisa de no mínimo 40 doadoras efetivas para suprir suas necessidades diárias. 

A maternidade desenvolve internamente um trabalho de conscientização para que as mães ajudem o Banco de Leite e, de acordo com Vanessa Paz, ainda este ano, a Secretaria Estadual de Saúde deve realizar uma campanha publicitária para a doação de leite humano. 

A ideia é mostrar para as mães de Teresina a falta de leite e a importância da doação. O Banco de Leite da Maternidade Evangelina Rosa é o único público do Piauí. Cerca de 40 bebês precisam diariamente de doações. 

Higiene é fundamental na hora de doar
 
A coleta do leite pode ser feita em casa. A maternidade tem uma equipe responsável por ir à casa das doadoras recolher o leite doado. A doadora só vai precisar de um frasco (Ex: maionese ou café solúvel) esterilizado e de boa vontade para doar. 

Vanessa Paz esclarece que também são necessários cuidados com a higienização do seio e com o controle da temperatura do leite ao ser armazenado. 

“Para esterilizar o frasco a doadora deve fervê-lo em uma panela de maneira que todo o vidro seja coberto com água. Esse processo tem que durar por mais ou menos 15 min, a contar a partir da fervura. Depois, deixe- os escorrer em pano limpo até secar. Após isso, feche os vidros sem tocar na parte interna”, explica. 

Vanessa Paz também explica os procedimentos adotados na hora de higienizar o seio para a doação. “Antes de doar, a mulher deve lavar as mãos, os braços e os seios com água e sabão”, explana a nutricionista.

Fonte e foto: Meio Norte.com
Edição: CLICK LAN HOUSE

Comentários:

Postar um comentário

 
CLICK LAN HOUSE © Copyright | Template By Mundo Blogger |