.

Seja bem-vindo. Hoje é

Técnicos cearenses necropsiam e enterram baleia encalhada no Piauí

segunda-feira, 21 de novembro de 2011


Área foi isolada durante a realização da necropsia e enterro da baleia encalhada no litoral piauiense

A equipe técnica composta por veterinários e biólogos do Projeto Manatí da Aquasis vindos de Caucaia no Ceará chegaram ao litoral do Piauí na manhã deste domingo (20).


Clique AQUI e envie esta notícia a um amigo

Eles vieram realizar a necropsia e o enterro de um jovem macho de Baleia-piloto de Peitorais Curtas de 4,10 metros de comprimento e 800 quilos que encalhou no Canto do Vieira, próximo à praia da Pedra do Sal em Parnaíba, no último sábado (19).

O trabalho foi dirigido pelo coordenador de Resgates do Projeto Manatí, biólogo Carlos Antônio Carlos Amâncio, e contou com o apoio e logística dos técnicos do Projeto Tartarugas do Delta. Inicialmente, o animal precisou ser arrastado até uma área de segurança para a realização dos procedimentos já que a maré estava avançando rapidamente.

Clique AQUI e confira mais imagens desta notícia.

O local foi isolado para a coleta do material biológico da baleia que será estudado na base da Aquasis no Ceará, durante a necropsia os veterinários constataram vários parasitas e um grande abscesso no animal, que segundo eles, muito provavelmente motivou a fragilidade e por consequência o encalhe da baleia.

- O bicho estava muito debilitado, quando registramos o encalhe dele no litoral leste do Ceará no último final de semana, constamos uma infecção generaliza tratamos com forte medicação, mas não foi suficiente. Mesmo que os velejadores e surfistas que o encontraram no Piauí conseguissem devolvê-lo ao mar, certamente ele encalharia em outro ponto da praia – afirmou Carlos Amâncio.

Após a coleta de todo material necessário para estudo, os técnicos enterraram a baleia para evitar qualquer tipo de contato com o homem, inclusive tentativas de retirar a carne para consumo. Segundo o veterinário Vitor Luz, o animal estava muito doente e isso expõe o ser humano a grandes riscos de contaminação. O biólogo Carlos Amâncio lembrou ainda as penalidades legais previstas por qualquer dano ao animal que pode ser de multa e/ou a prisão.

- Posteriormente viremos aqui novamente para retirar a carcaça da baleia e colocá-la em exposição para a comunidade no intuito de que a mesma seja utilizada no trabalho de educação ambiental – finalizou o coordenador.

Matéria relacionada:

Fonte e foto: Jornal da Parnaíba
Edição: CLICK LAN HOUSE

Comentários:

Postar um comentário

 
CLICK LAN HOUSE © Copyright | Template By Mundo Blogger |