.

Seja bem-vindo. Hoje é

Baleia de 4 metros e 800 quilos encalha no litoral do Piauí

domingo, 20 de novembro de 2011


Por volta das 13h deste sábado (19) kitesurfistas identificaram uma baleia encalhada próximo ao Porto de Luís Correia na praia conhecida por Canto dos Vieiras, distante cerca de 10 quilômetros da Praia da Pedra do Sal em Parnaíba.

Os velejadores relataram ao Proparnaiba.com que o animal ainda estava com vida e cerca de dez pessoas tentaram reintroduzi-lo na água, porém sem sucesso em virtude do peso do animal.

- Tentamos contato com o IBAMA e Corpo de Bombeiros, mas não conseguimos – revelou o kitesurfista Vinícius.

Em virtude da maré baixa a baleia morreu pouco tempo depois, trata-se de um jovem macho da espécie Baleia-piloto de Peitorais Curtas que mede cerca de 4,10 metros e pesa cerca de 800 quilos. O cetáceo apresentava marca de arpão e algumas lesões em seu corpo em virtude do encalhe.

Ao serem informados sobre o óbito do animal, os biólogos do Projeto Tartarugas do Delta entraram em contato com a Aquasis que realiza a preservação de cetáceos nesta região para informar sobre a ocorrência. Conforme relatou ao Proparnaiba.com a coordenadora Técnica do Tartarugas do Delta, bióloga Werlanne Santana, após a análise das fotos da baleia, os técnicos da Aquasis confirmaram que se trata de um indivíduo monitorado pela entidade que havia encalhado no último final de semana na costa cearense.

O Proparnaiba.com entrou em contato com o biólogo Antônio Carlos Amâncio, coordenador de resgate do Projeto Manatí da Aquasis que tem sede em Caucaia no Ceará, ele informou que este indivíduo encalhou na sexta-feira (12) na Praia de Parajuru em Beberibe, litoral leste do Ceará.

- Constatamos uma infecção severa, generalizada, fizemos a medicação e na segunda-feira (14), por volta das 9h, após os procedimentos técnicos, a baleia foi reintroduzida no mar cerca de oito milhas da costa. O animal pode ter entrado em uma corrente marítima e por isso ter sido conduzido até o litoral do Piauí – esclareceu Carlos Amâncio.

A equipe da Aquasis composta por biólogos e veterinários chega à Parnaíba na manhã deste domingo (20) para coletar material biológico que será levado para Fortaleza onde serão realizadas futuras análises. Os técnicos farão o enterro da baleia no local onde foi encontrada e posteriormente a carcaça será recuperada para estudos.

- Nesses casos é importante a recomendação para que ninguém se aventure a alimentar-se da carne do animal, porque se ele encalhou deve estar com algum tipo de doença e o consumo configura forte risco de contaminação. Além disso, a baleia é protegida por Lei Federal e qualquer dano ao animal é crime ambiental penalizado com multa e até prisão – alerta Amâncio.


A Baleia-piloto de Peitorais Curtas é um animal de águas profundas do oceano, este foi o segundo animal desta mesma espécie que encalhou este ano no litoral do Ceará. O adulto chega a 7 metros e pesa 2,5 toneladas.

Edição: CLICK LAN HOUSE

Comentários:

Postar um comentário

 
CLICK LAN HOUSE © Copyright | Template By Mundo Blogger |