Kite School na Pousada BGK na Barra Grande no litoral piauiense (Foto: Moraes Brito)
A ação é um trabalho coordenado pelo Sebrae nos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão, com a parceria da Embratur e da TAP Portugal.
Com o objetivo de consolidar a Rota das Emoções (Jeri-Delta-Lençóis) no mercado europeu, está sendo realizada, nesta semana, uma jornada técnica com operadoras de turismo de Portugal e da Espanha. A ação começou na quarta-feira (9/11) e seguiu até a hoje, terça-feira (15/11). No período, os operadores conheceram os principais atrativos do destino, incluindo artesanato, gastronomia e esportes, além de participar de rodadas de negócios com agências de receptivo do Ceará, Piauí e Maranhão. O trabalho é coordenado pelo Sebrae nos três Estados e conta com a parceria do Ministério do Turismo (MTur), através da Embratur, e da TAP Portugal.
A jornada começou no Ceará, em Fortaleza, onde os operadores assistiram a uma apresentação institucional do roteiro integrado feita pela Secretaria de Turismo do Ceará (Setur-CE) e pelo Sebrae.
Em seguida, os convidados seguiram para Jericoacoara e visitaram a Lagoa do Paraíso e a praia do Preá, conheceram os locais da prática de kitesurf e fizeram visitas técnicas aos meios de hospedagem e ao comércio local.
Kite camp em Barra Grande no Cajueiro da Praia no litoral piauiense (Foto: Moraes Brito)
No sabado (12), a programação continuou, com passeio à pedra furada, ícone de Jericoacoara; vivência com o windsurf, apresentação do trabalho das crocheteiras e pôr do sol na famosa duna de Jeri. Um dos destaques do dia é o encontro de negócios com 15 agências de receptivo local. No domingo, (13) os operadores conheceram Camocim e seguiramam viagem para o Piauí, onde conheceram diversos pontos turísticos como o Deltado do Parnaíba, Barra Grade, dentre outros, terminando o circuito de visitas em São Luís, no Maranhão.
De acordo com a consultora do Sebrae para a Rota das Emoções, Karin Goidanich, participam da jornada representantes de cinco operadoras, sendo duas de Portugal, duas de Barcelona e uma de Madri, na Espanha. "A ideia dessa ação é fazer com que as operadoras conheçam a proposta de trabalho da Rota e vejam, in loco, os principais atrativos da região. Afinal, essas operadoras estarão em contato direto com os clientes da Rota e precisam conhecer devidamente o produto", explica.
Segundo ela, Portugal e Espanha foram selecionados por apresentarem um potencial de compra elevado para o tipo de produto turístico que a Rota das Emoções oferece. A escolha das empresas convidadas foi fruto do trabalho no início de 2011 nas feiras internacionais, com validação da Embratur e TAP, de acordo com os interesses mercadológicos e o perfil da demanda e oferta envolvidos.
O gestor dos projetos de Turismo do escritório regional Norte do Sebrae no Ceará, Jacob Bandeira, afirma que a jornada é de extrema importância para micro e pequenas empresas do destino. "É uma grande chance de realizar negócios e encantar os operadores com os nossos diferenciais", declara. A empresária Paula Sales, da empresa Jeri Off Road, especializada na Rota das Emoções, afirma que a jornada é mais um canal eficiente para a venda dos serviços e produtos das empresas locais. "A nossa expectativa é muito boa. O produto Rota das Emoções tem crescido a cada ano e, hoje, temos um amplo leque de canais de comercialização, o que torna mais fácil chegarmos aos clientes e aumentarmos as vendas", diz.
Internacional
O número de clientes internacionais que compram toda a Rota das Emoções cresce cada vez mais. Esse crescimento é resultado de uma série de ações com foco no mercado internacional que estão sendo desenvolvidas desde o ano passado. Argentina, Portugal, Itália, Espanha e Alemanha estão no foco do trabalho para o período 2010-2011 pelo potencial de compra do tipo de produto oferecido pela Rota.
Fonte e foto: Proparnaíba
Edição: CLICK LAN HOUSE
Comentários:
Postar um comentário