.

Seja bem-vindo. Hoje é

Delegacia Eletrônica do Piauí entra em funcionamento na próxima sexta-feira (8)

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Funcionar como um ponto de apoio administrativo para os casos que não necessitam de um inquérito policial. Esse é o objetivo da Delegacia Eletrônica, um mecanismo já existente em vários estados do Brasil e que, no Piauí, entra em funcionamento nessa sexta-feira (8), em caráter experimental.



Meta aprovada pela Secretaria Estadual da Segurança, após a fase inicial de licitação para a contratação de um servidor com capacidade operacional alta, o novo sistema será testado internamente pelos policiais. Após esse período de teste, confirmada sua funcionalidade plena, a delegacia deve ser disponibilizada para toda a população, devendo estar presente em todas as regionais do Piauí.

“Com o novo sistema, o tradicional boletim de ocorrência como é feito hoje será totalmente informatizado, facilitando não somente a vida do cidadão, que poderá fazer seu registro de ocorrência sem sair de casa, como o próprio andamento dos serviços prestados pela polícia, desafogando as delegacias”, esclareceu o secretário interino da Segurança, Francisco Magalhães.

Extravio de documentos, furto/perda de celulares e desaparecimento de pessoas fazem parte das ocorrências que poderão ser registradas online. A pessoa que desejar registrar uma ocorrência irá preencher um formulário disponível no sistema, detalhando o fato. Esses dados serão posteriormente conferidos por um policial civil da Delegacia Eletrônica, que poderá entrar em contato pelo telefone, informado na ocorrência, para eventual esclarecimento que se fizer necessário. O acompanhamento do caso também poderá ser feito de forma online, através da própria página da delegacia.

De acordo com Francisco Magalhães, com o novo sistema haverá uma melhora substancial também para o serviço de estatística, uma vez que os crimes serão automaticamente separados por teor no momento do registro, gerando uma estatística em tempo real. “Atualmente o sistema de estatística é feito de forma mais lenta, separando boletim por boletim de acordo com o crime e, posteriormente, somando esses dados com os números enviados pelas regionais, para enfim elaborarmos uma estatística geral. Com o novo sistema será tudo feito virtualmente e de forma bem mais precisa”.

O secretário afirmou ainda que, até o fim do ano, outro servidor deve ser adquirido, além da execução de outras obras de modernização, como instalação de sistema de videoconferência em todas as regionais do Estado.



Fonte e foto: 45 Graus
Edição: CLICK LAN HOUSE

Comentários:

Postar um comentário

 
CLICK LAN HOUSE © Copyright | Template By Mundo Blogger |