.

Seja bem-vindo. Hoje é

Turismo no Piauí inclui aventura, sol, mar e muito charme

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Praia do Coqueiro




As belezas naturais do Estado do Piauí, aliadas aos fortes investimentos em infraestrutura dos últimos anos, têm trazido à região turistas de toda a parte do mundo. Engana-se quem pensa que o Piauí oferece ao turismo apenas sol/mar e turismo de aventura.
As pousadas de charme e hotéis quatro estrelas estão espalhados pelas rotas turísticas. Vinhos, bangalôs e velas, tudo pode ser apreciado perto de um rio ou um braço de mar. Algumas instalações têm a sustentabilidade como foco principal e atraem principalmente os turistas europeus. Na pousada Ventos Nativos, por exemplo, a ocupação em alta temporada chega a 80%.
É lógico que o ponto forte do Estado está localizado em seus 66 quilômetros de extensão, o menor litoral do país, mas repleto de dunas de até 40 metros de altura e lagoas de água doce em tom azul-turquesa.
É a viagem ideal para quem aprecia a biodiversidade. É neste reservado trecho que os amantes do ecoturismo, brasileiros e parcela significativa de europeus têm a possibilidade de apreciar um dos mais belos fenômenos da natureza, o encontro do Oceano Atlântico com a água doce do rio Parnaíba, o segundo maior do nordeste e terceiro maior do mundo.
O Delta do Parnaíba (Área de Proteção Ambiental), que desemboca no município piauiense de Luís Correia, é formado por cinco eixos como Tutóia, Melancieira ou Carrapato, Caju e Canárias, situados no Maranhão e Barra do Rio Igaraçu. No percurso ao Oceano Atlântico o rio Parnaíba atravessa cerca de 1.500 quilômetros, banhando 47 municípios dos estados do Maranhão e Piauí e formando 90 ilhas. O passeio feito por lanchas e chalanas tem cenário rico em fauna e flora, como os manguezais repletos de árvores em tom vermelho que chegam a medir até 30 metros de altura.
Outra característica típica do rio é a fartura em crustáceos como camarões, caranguejos, mariscos e também em peixes. Mas, quem reserva a surpresa final do passeio são os incríveis guarás, aves de 58 centímetros com coloração vermelha intensa, que contrasta com o céu azul e o verde do manguezal. A garça azul, ave de aproximadamente 50 centímetros e plumagem azulada, também é vista no manguezal, pois costuma dar voos rasantes em busca de cardumes.
Saindo do trajeto rio Parnaíba o visitante poderá se encantar ainda com o entroncamento com a praia de Macapá, tranquila e detentora do mais lindo entardecer do litoral piauiense, que é formado pelas cidades de Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande e Cajueiro,
Parnaíba - Segunda maior cidade do Piauí, tem 146 mil habitantes e 24 quilômetros de litoral com desembocadura no primeiro braço do Delta do Rio Parnaíba, Rio Igaraçu. Este rio faz ligação com o Porto das Barcas, importante polo turístico, formado por notável conjunto arquitetônico do século passado.
Luiz Correa - Município piauiense com maior extensão de litoral, conta com 46 quilômetros de praias propícias para prática de esportes aquáticos, badalação e até romantismo. Atalaia, por exemplo, tem mais de 50 bares. Pedra do Sal é ideal para a prática de surf, pois possui ondas de até 1,60 metros.
Barra Grande -Tem pousadas charmosas, clima de tranquilidade e é ideal para namorar.
Ilha Grande - A maior ilha do Delta do Parnaíba. No Mirante é possível observar as fortes ondas da praia Pedra do Sal, as dunas e as lagoas. São amplas as opções de esporte aquático.
Cajueiro da Praia - O município de Cajueiro da Praia, que tem o maior cajueiro do mundo, é conhecido por oferecer diversas atrações turísticas, como a prática de kitsurf e a preservação do Peixe-Boi Marinho, espécie em extinção.


Fonte e foto: Proparnaíba
Edição: CLICK LAN HOUSE

Comentários:

Postar um comentário

 
CLICK LAN HOUSE © Copyright | Template By Mundo Blogger |