.

Seja bem-vindo. Hoje é

Hepatite faz 380 vítimas por ano no Piauí

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Teste rápido será oferecido na Praça João Luís


Em estado de alerta, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) tem registrado uma média anual de 380 casos de hepatites virais no Piauí. Somente em 2011, cerca de 116 casos já foram registrados no Estado.

A preocupação do Governo está ocorrendo especialmente com os casos da hepatite C, a forma mais silenciosa da doença, já quehá demora no aparecimento dos sintomas.

A coordenadora estadual de Epidemiologia, Amélia Costa, explica que o diagnóstico precoce, possível com a realização do teste rápido, ajuda a evitar a transmissão da doença e amplia a eficácia do tratamento.

"O teste é muito importante porque imediatamente ,as pessoas que tiverem o resultado positivo poderão ser tratadas e mais rápida será a locação de recursos para o tratamento.

A hepatite é uma doença que tem cura, então quanto mais cedo for diagnosticada maiores as chances de cura", aponta. Para a realização do teste rápido é necessária apenas uma gota de sangue do paciente.

Como os exames disponibilizados são de triagem, aqueles que apresentarem resultado positivo para hepatite B ou C serão encaminhados para a rede de saúde a fim de que o diagnóstico seja concluído. Os pacientes que passam pelo teste receberão aconselhamento antes e depois do exame.

Hepatite é o termo usado para a doença de infecção no fígado que pode ser causada por medicamentos, vírus ou consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Os tipos B e C são os mais preocupantes. Perda de apetite, febre, urina de cor marrom escura e olhos e peles amarelados estão entre os sintomas. Já a hepatite C, na grande maioria dos casos, não apresenta sinais na fase aguda ou, se ocorrem, são semelhantes aos de uma gripe.

Em 2010, foram notificados 419 casos, sendo 151 de hepatite A, 22 de hepatite B e 16 de hepatite C. Foram registrados surtos da doença na cidade de Esperantina, Bom Jesus, São Miguel do Tapuio e José de Freitas. No ano de 2009, o número de casos de hepatites virais chegou a 606, sendo que a maior parte, cerca de 294 eram de hepatite A.

A transmissão da hepatite A ocorre pelo contato pessoal e por meio da água e de alimentos contaminados. Segundo o Programa Nacional de Hepatites Virais, a melhor forma de evitar a doença é fazer investimentos em saneamento básico, para se ter oferta de água de boa qualidade.

As principais medidas de prevenção são manter higiene pessoal - lavar as mãos após ir ao banheiro, ao preparar alimentos e antes das refeições - beber água tratada e lavar e desinfetar alimentos antes de serem consumidos crus.

No caso da hepatite C, a principal forma de contaminação desse tipo da doença é o compartilhamento de seringas por usuários de drogas injetáveis ou relações sexuais. Transfusões de sangue sem a realização do teste de detecção do vírus e uso de instrumentos sem a devida esterilização (como agulhas de injeção, instrumentos de manicure, pedicure, dentista, acupuntura, tatuagens e piercings) também são formas de contágio.

Ao contrário da hepatite A, a do tipo C pode se tornar crônica. Uma das maneiras mais seguras de se proteger contra a doença é por meio da vacinação. No entanto, o SUS disponibiliza apenas imunização contra a hepatite tipo B.

Assim, a população deve procurar as clínicas particulares para obter as demais vacinas relacionadas à patologia.

Sesapi vai oferecer teste rápido em praça pública
Está programada para o dia 28 de julho a realização de testes rápidos para diagnóstico da Hepatite B e C. A ação ocorrerá na praça João Luís Ferreira, centro de Teresina e será feita uma triagem das pessoas que se dispuserem a realizar o exame.

A mobilização faz parte do Dia Mundial das Hepatites Virais, comemorado na mesma data.

De acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde, os casos positivos que forem diagnosticados serão encaminhados para unidades de saúde da rede estadual e municipal.

Os hospitais credenciados para a ação são: Hospital Natan Portela, Hemopi e Lineu Araújo.

Além dos testes, no dia 28 será disponibilizada vacina para a Hepatite B.

Para se tornar imune a pessoa precisa tomar três doses.

No dia da mobilização a pessoa toma a primeira, com 30 dias deve procurar o setor público de saúde para tomar a segunda. Após 180 deve receber a terceira dose.



Fonte e foto: Portal O Dia.com
Edição: CLICK LAN HOUSE

Comentários:

Postar um comentário

 
CLICK LAN HOUSE © Copyright | Template By Mundo Blogger |