.

Seja bem-vindo. Hoje é

Vendas: Piauí está entre os três estados que mais exportam mel

sexta-feira, 15 de julho de 2011

MEL | Produção do Piauí sai na frente pela qualidade climática


O Piauí é o terceiro maior produtor de mel do Brasil. A informação faz parte do levantamento realizado em maio pela Central das Cooperativas do Semiárido. O Estado só tem uma produção menor que São Paulo e Rio Grande do Sul. As exportações do mel nacional atingiram US$ 8,1 milhões e um volume de 2.588.243 quilos, com aumento de 98,26% em valor e de 80,67% em peso na comparação com o mesmo período de 2010.


Esses números são conforme avaliação mensal realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas ( Sebrae). O preço médio pago pelo mel exportado, em maio, foi de US$ 3,16, com queda de 0,63% na comparação com o mês anterior. Ainda em referência a abril, houve aumento de 0,17% no valor e de 0,83% no volume exportado. 

O diretor-geral da Central das Cooperativas Apícolas do Semiárido (Casa Apis), Antônio Leopoldo, explica que os números são recordes e que os estados com maior produção foram as molas propulsoras para esta elevação nas exportações. Provavelmente, em 2011, o Brasil tenha uma safra recorde de seis mil toneladas do alimento. “Esse cenário positivo para a apicultura brasileira é a somatória do clima favorável com boa distribuição das chuvas, e da demanda forte do mercado mundial”, afirma. 

O diretor pontua ainda que o Brasil e alguns estados como o Piauí saem na frente pela qualidade climática e pela diminuição do desmatamento e de proteção de reservas ambientais. “Na maior parte do mundo não há área nativa para produção, o que para o Brasil significa um ponto positivo. 

Ainda temos muitas áreas disponíveis para crescer na produção de mel”, acredita.


Fonte e foto: Meio Norte.com
Edição: CLICK LAN HOUSE

Comentários:

Postar um comentário

 
CLICK LAN HOUSE © Copyright | Template By Mundo Blogger |